Museu Antonio Selistre de Campos comemora 40 anos de existência


Há 40 anos o Museu Antônio Selistre de Campos abriu as portas para a comunidade. Nascia, pela gestão do Prefeito da época, Altair Wagner, o primeiro espaço museológico de Chapecó, instalado no piso superior do prédio histórico que abrigou a primeira Prefeitura do Município. Quase meio século depois, o espaço que é dividido com o Museu de História e Arte de Chapecó, ocupa todo o prédio tombado como patrimônio histórico cultural, e abriga em cada sala um pouco das memórias da comunidade.

“O Museu tem um papel fundamental para a sociedade. Todos temos nossas raízes e história e esse espaço abriga parte delas, cuida para que permaneçam intactas para as novas gerações, oferece uma pesquisa sobre a construção cultural e política da nossa sociedade e faz com que essas memórias não se percam no tempo”, disse o Secretário de Cultura, Nemésio Carlos da Silva.

No acervo encontra-se cerca de 150 peças arqueológicas, etnológicas e cestarias, além de documentos já catalogados e futuramente numerados, além de 12 mil fotografias, peças de grupos indígenas da região como vasilhames, cerâmicas, flechas e artefatos líticos, rochas e minerais, trazem um resgate histórico. Os objetos, em sua maioria partem de doações da comunidade, e em especial da coleção pessoal do Juiz Antônio Selistre de Campos, interessado ao longo de sua vida pelas causas indígenas.

A primeira organização do acervo foi feita por Welcy Canals. Nos anos 2000 foram criadas outras instituições museológicas em Chapecó e coube ao Museu Antônio Selistre de Campos preservar e divulgar os acervos relativos a arqueologia, patrimônio material e imaterial das populações indígenas regionais.

Visitação

A entrada no espaço é gratuita e neste ano traz um horário especial de terça a sexta-feira das 9h às 17h, aberto ao meio dia e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 17h.

Para ligar ainda mais as informações, o conteúdo e os temas históricos com assuntos atuais, o espaço educativo traz para os visitantes um planejamento especial das visitas, executa ações de cada exposição e aplica atividades que reforçam o conteúdo abordado. Escolas, grupos ou instituições que tenham interesse podem fazer agendamento pelo telefone 49 3321 8509 ou pelo email museu.tecnico@chapeco.sc.gov.br . “Convidamos a todos para que venham ao museu. Façam uma pausa na sua rotina e destinem um tempo para estar nesse espaço que traz um conteúdo cultural não rico ara a nossa comunidade. Lembrando que o Museu atende em horários especiais, aberto ao meio dia, e funciona nos finais de semana e feriados, com entrada gratuita”, reforça o Secretário de Cultura.

Fundação Cultural de Chapecó e Prefeitura de Chapecó

Fundação Cultural de Chapecó (Administrativo)
Rua Assis Brasil, 20D - Centro,
Chapecó/SC - CEP: 89801-222

Desenvolvido por BRSIS