TRANÇANDO CAMINHOS: GALERIA NEOCY FIN RECEBE A HISTÓRIA DE TRANÇADEIRAS HAITIANAS


Com o desejo de transformar o trabalho em arte, Sirli Freitas realiza exposição fotográfica de trançadeiras.

A Galeria Neocy Fin, localizada no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, recebe na próxima sexta-feira (15), a partir das 18h30, a exposição fotográfica "Trançando Caminhos" da fotojornalista Sirli Freitas em parceria com as trançadeiras haitianas Lutania Charles e Sophonia Elysee. A mostra tem o objetivo de registrar sensivelmente os rituais, amuletos ou mecanismos que ajudaram os imigrantes haitianos retratados neste projeto, nos seus processos de fazer morada longe de casa.

A fotojornalista Sirli Freitas possui uma trajetória cultural de constância e reconhecimento, seu trabalho e pesquisa fotográfica é um mergulho em culturas que estão às margens da sociedade, e está diretamente ligado à cultura dos povos indígenas, caboclos e migrantes. Foi contemplada pelo Prêmio Marc Ferrez de Fotografia através da Funarte, em 2021 e uma das idealizadoras do Primeiro Museu Multimídia Kaingang de Santa Catarina, reconhecido pelo Iphan na 35º edição do Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade, além do projeto “A Casa é um mar cheio de portos”, onde registra o processo de migração na região Sul, a partir de diferentes eixos.

Com a nova exposição, volta o seu olhar para três eixos temáticos– a espiritualidade, o alimento e a beleza, com a esperança de que esses recortes banham o ensaio de universalidade, permitindo construir peças que servem para qualquer outra pessoa que por necessidade física, simbólica, social ou subjetiva, teve que migrar para construir o seu lugar no mundo. Assim, com todos os muros e as violentas polarizações que sopram por aí, nos urge contar histórias sobre pontes e possibilidades de encontros, e “Trançando Caminhos” pretende ser uma delas.

A exposição, foi selecionada através do Edital de Seleção de Exposições de Artes Visuais 2022, segue até o dia 29 de março de 2024. As visitas são gratuitas e devem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h30m. Agendamentos podem ser realizados através do e-mail: artesvisuais@chapeco.sc.gov.br. A Galeria Neocy Fin está localizada no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, Rua Assis Brasil - 20D, Centro de Chapecó.


Por: João Vitor Santos

Fundação Cultural de Chapecó e Prefeitura de Chapecó

Fundação Cultural de Chapecó (Administrativo)
Rua Assis Brasil, 20D - Centro,
Chapecó/SC - CEP: 89801-222

Desenvolvido por BRSIS